Sakamichi no Apollon (anime)


Sakamichi no Apollon (título em inglês "Kids on the slope"). Essa série baseado no mangá de Yuki Kodama foi adaptado a anime neste ano de 2012 (transmitido originalmente entre abril e junho). Possui 12 episódios de aproximadamente 25 minutos cada, tem como diretor Shinichiro Watanabe, estúdio Tezuka Production e músicas de Yoko Kanno.
Se fosse para resumir a temática da série eu diria que trata de amizade e jazz! Então para os amantes de música e para aqueles que gostam de temas mais adultos, é uma série recomendadíssima... e para aqueles que gostam especificamente de jazz, é um prato cheio! 
A estrutura da história é simples: Kaoru Nishimi é um rapaz que acaba de se mudar para a casa dos tios numa cidade do interior. Ele originalmente morava com o pai, mas este devido ao serviço (marinheiro) precisou se ausentar de casa mais do que o normal.. então Kaoru se vê obrigado a morar com os tios e primos. 
Kaoru é um rapaz bem inseguro e ansioso, grande parte devido a sua história familiar (é muito presente sentimentos relacionados a abandono - sua mãe os abandonou, devido a constantes mudanças  de casas nenhuma amizade perdurava, agora o próprio pai se afasta, etc). Os únicos momentos em que Kaoru sente-se bem é quando toca piano, pois nesses momentos lembra-se do pai. 
Logo no primeiro dia de aula, Kaoru - no meio de uma crise de ansiedade - conhece Sentaro Kawabuch: o típico encrenqueiro da escola. 
A relação dos dois começa aos trancos e barrancos, mediada por Ritsuko Mukae: a simpática e jovial representante de turma e, por acaso, amiga de infância de Sentaro (é a única que consegue interagir com Sentaro sem medo). 
O pai de Ritsuko possui uma loja de discos e no porão desta loja, há um estúdio onde há sessões de jazz, tendo Sentaro como baterista. Ritsuko descobre que Kaoru é pianista, e o convida as sessões de jazz. Nesse meio musical a amizade de Kaoru e Sentaro começa e se fortalece cada dia mais. 
Com o decorrer dos episódios, é apresentado a história de Sentaro, que se mostra um rapaz simples, objetivo e doce, também com muitas inseguranças e problemas familiares. Aspectos de Ritsuko também são revelados de uma forma bastante verossímil, conquistando e cativando o carinho do público.
A série se baseia no relacionamento desses três amigos, nas descobertas de sentimentos e a dura caminhada que é o amadurecimento.
Tem um desenvolvimento bastante regular, sabendo utilizar muito bem os 12 episódios sem torna-lo algo cansativo ou apressado demais. As referências ao jazz inundam do começo ao fim, seja em performances das músicas, conversas entre personagens, citações de músicos, etc. 
O anime se ambienta no Japão entre 1966 à 1968 (com um pulinho em 1976 hehe).. descobri o ano quando um personagem mencionou que estava de luto pois naquele dia "John Coltrane" falecera. Claro que fui no google e descobri que John Coltrane (saxofonista e compositor norte americano) morreu em 17 de julho 1967. Mas quem não tivesse paciência pra pesquisar isso em poucos episódios depois aparece um calendário de 1968. hahahahaha
A animação é excelente, músicas muito adequadas e traços lindos, muitíssimo acima da média. Um verdadeiro deleite de cores, perspectivas, luz e sombra, traços belos e enquadramentos marcantes.

Achei no youtube uma das cenas bem legais do seriado.. em um festival escolar os rapazes estão treinando para se apresentar, mas estão sem confiança para isso. Então persuadiram a Ritsuko a cantar. A cena mostra os ensaios de Ritsuko cantando a música "My Favorite Things". No final, cada um fala as "coisas prediletas". Sentaro cita algumas comidas, Ritsuko cita alguns sons que representam a amizade deles (som de piano no porão, risada dos rapazes) e perguntam qual a coisa predileta de Kaoru, e ele fala sem jeito que não tem nada de especial.. mas pensa que o momento predileto dele seria o "agora".


É isso aí.. com uma temática mais adulta, Sakamichi no Apollon mostrou para que veio: tratar de forma delicada e realista um período crítico da vida de 3 amigos, aborda como a música pode unir pessoas e como a amizade perdoa, supera e vence tempo e distâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário