Preocupado? Observe as aves! (texto)

" 'Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai Celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?' Mateus 6.26


Você já viu um pássaro sentado numa árvore tendo um ataque de nervos? Ou andando de um lado para o outro, dizendo: 'Onde vou arranjar minha próxima minhoca? E se Deus parar de criar minhocas hoje? Não saberei o que fazer. Provavelmente, vou morrer de fome. E se Deus continuar a criar minhocas, mas, neste ano, não as fizer tão suculentas? E se ele não mandar chuva  nenhuma minhoca sair da terra? E se eu não achar nenhuma palhinha para construir meu ninho'? E se? E se?
Jesus disse: 'Observem as aves'! Elas não estão sofrendo um ataque de nervos. Toda manhã, elas acordam cantando e voam livremente.
Eu me pergunto se não teríamos mais tranquilidade se ficássemos observando os pássaros apenas uma  hora por dia!

Preocupação resolve?

'Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida?' Mateus 6.27

A resposta é ninguem. Mas certamente podemos encurtar nosso tempo de vida se insistirmos em fazer da preocupação um hábito!

Em vez de nos preocuparmos, devemos ser como os pássaros, que dependem totalmente do Senhor para alimentá-los e, mesmo assim, cantam o dia inteiro, como quem não tem a menor preocupação na vida. 

Veja os lírios do campo 

'Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé'? Mateus 6.28-30

O que Jesus quis dizer é que as flores do campo não vivem perturbadas por questões materiais. Elas não se esforçam para ser lírios, apenas o são. E Deus as veste lindamente!
Será que realmente acreditamos ser menos importantes para Deus do que os pássaros e as flores?

Não fique ansioso

'Portanto, não se preocupem, dizendo: Que vamos comer? ou Que vamos beber? ou Que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas, mas o Pai Celestial sabe que vocês precisam delas.' Mateus 6.31-42

Um dos problemas da preocupação é que ela nos faz dizer coisas como: 'O que temos para comer? o que vamos beber? e o que vamos vestir?' Em outras palavras: 'O que vamos fazer se Deus não cuidar de nós'?
Começamos a nos lamuriar e a ficar inquietos por causa de nossas próprias palavras. Em vez de acalmar nossos medos e de remover nossas preocupações, as palavras que pronunciamos os tornam ainda mais enraizados.
Só age assim quem não sabe que tem um Pai Celestial, mas você e eu sabemos que temos. Portanto, precisamos agir de acordo com essa consciência. Quem não é cristão pode não saber como confiar nele, mas nós sabemos.
Jesus nos assegura que nosso Pai Ceslestial sabe tudo de que precisamos antes mesmo de lhe pedirmos. Então por que nos preocuparmos? Em ves disso, precisamos focalizar nossa atenção em coisa muito mais importantes - as coisas de Deus."

FONTE: MEYER, Joyce. Conversa franca sobre preocupação. Belo Horizonte: Ministério Joyce Meyer, 2007. p. 31-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário