Preocupação (texto)


"Dependendo do contexto, palavras traduzidas por "cuidado", "preocupações" ou "temor" e "ansiedade" podem revelar tanto atitudes corretas quanto erradas na vida de um cristão. O sentimento de temor é correto como uma postura de reverência a Deus em virtude de sua santidade (Isaías 8.13); o cuidado é positivo por ser um gesto que demonstra preocupação com os outros (1 Coríntios 12.25; 2 Coríntios 11;28).
No entanto, preocupar-se é uma conduta sempre errada, pois paralisa a fé ativa na vida da pessoa. Ao nos preocuparmos, assumimos responsabilidades que não foram dirigidas a nós. Jesus, repetidamente, ensinou: "não se preocupe" (do gr, merimneó, lit. "dividir a mente"), mesmo em relação às coisas básicas da vida (Mateus 6.25-34). A preocupação divide a mente entre pensamentos úteis e fúteis. Preocupar-se não altera absolutamente nada (Mateus 6.27); serve apenas para desviar o nosso olhar das coisas de Deus e da fidelidade e justiça divinas. Ao invés disso, desviamos nossa atenção para as coisas da vida, como bens materiais, por exemplo (Mateus 6.31). A preocupação sufoca e constitui um sentimento destruidor, que corrói nossa energia e tenta elevar a força humana acima da força de Deus e dos planos divinos.
Fontes de preocupação incluem mudanças, falta de entendimento e falta de controle de nossa vida. A preocupação abre a porta para as coisas do mundo, que são as preocupações com as coisas da vida. Embora os filhos de Israel tenham visto Deus abrir o mar Vermelho para libertá-los do Egito, eles não creram que ele providenciaria água no deserto para suprir as necessidades deles. A preocupação é oposto da fé, e o ato de preocupar-se sugere que Deus não é digno de confiança para cuidar da nossa vida e suprir nossas necessidades (Filipenses 4.19). A preocupação provoca o medo, que exclui a fé. Portanto, no juízo final, os "covardes" estarão ao lado dos incrédulos" (Apocalipse 21.8).
Ao associarem preocupação com descrença, as Escrituras providenciam retorno à fé completa. O caminho que vai da preocupação à fé começa com o reconhecimento do pecado e a confissão de falta de fé (Salmo 139.23), continua com a libertação (Salmo 34.4) e termina com a segurança de que absolutamente nada pode separar você do amor de Deus, que é o grande "Eu sou" (Romanos 8.35; Êxodo 3.14015). No lugar de ansiedade, devemos oferecer ações de graça livremente, com o coração restabelecido e confiante em Deus (Salmo 112.7-8; Filipenses 4.6-7). "


FONTE: A Bíblia da mulher - leitura, devocional, estudo. Barueri, SP: Sociedade Bíblia do Brasil; São Paulo: Mundo Cristão, 2003. p.1417

Nenhum comentário:

Postar um comentário