Free! 1 e 2 temporadas (anime)

Depois de meses com esse anime na minha lista de "preciso assistir", comecei a primeira temporada e acabei engatando com a segunda! pontos pra mim, uhu!
Vamos lá....

Free! - Iwatobi Swin Club (primeira temporada)

Lançado em 2013, direção de Hiroko Utsumi, produção de Kyoto Animation e Animation Do. Total de 12 episódios. Gênero dominante: Esportes (natação)
Bem, eu tive um certo conflito a medida que assistia ao anime. Minha primeira impressão foi igual aos comentários dominantes sobre o título. Trata-se de um fan-service descarado. A medida que continua assistindo, percebi que... bom, ele realmente é um fan-service HAHAHAHA com muitos corpos masculinos super definidos ui ui que maravilha *____* (eu considero fan-service só no sentido de expor corpos maravilhosos, mas não tem nada rolando entre os personagens ou conotação sexual, ou piadas e situações sexuais ok).... Nota importante: depois de assistir a segunda temporada, percebi que não se limitava somente a isso. Na verdade pela qualidade dos tramas, bem que poderiam ter pegado mais leve nas cenas de quase nu masculino... isso provavelmente afasta certo público que não suporta isso e acaba por perder uma ótima história.
As minhas primeiras impressões da primeira temporada limita-se a uma série que não traz nada de espetacular e  repleto de clichês... A princípio  tem como único diferencial trazer um personagem que é a personificação do complexo e trauma.. O nome do menino problema em Free é Rin Matsuoka.
Rin frustra-se com a natação e, incapaz de lidar com a própria frustração e sentimento de incapacidade, acaba por apresentar uma série de comportamentos e sentimentos destrutivos, isolando-se e reagindo com violência a qualquer tentativa de aproximação por parte dos outros. Isso tudo parece se resolver (mais ou menos) com a ajuda de seus colegas de infância (colegas de time de natação). No final de tudo parece haver um romper de consciência e Rin se vê capaz de seguir com seus planos, mas sob perspectiva diferente.
Podemos considerar que a primeira temporada gira em torno desse conflito protagonizado por Rin... também são bem presentes seus amigos de infância tentando trazer um sentido para a existência e organizando toda a frustração que ele sentia usando para isso o laço de amizade e a natação que une os jovens.
No final das contas foi um bom final.
A primeira temporada encerra-se de uma maneira adequada, nos dá um renovo, uma perspectiva para o futuro. Com essas boas impressões, resolvi encarar a segunda temporada do anime, e ai minha opinião sobre o título realmente melhora consideravelmente.

Free! - Eternal Summer (segunda temporada)

Exibida em 2014 e com 13 episódios. Se na primeira temporada, o foco geral era Rin, na segunda, quem é o principal protagonista é Haruka.. o rapaz prodígio da natação.. que embora seja excepcionalmente bom nadando, parece viver de uma maneira bastante desmotivada em relação ao próprio futuro, não apresentando sonhos ou grandes aspirações.
Na segunda temporada Rin Matsuoka muda da água para o vinho, e realmente percebemos o quanto deprimido e perdido ele estava na primeira temporada. Agora, realmente sua personalidade aflora e é nos dado mais elementos para compreender como ele realmente é... e percebemos como a sua maneira de agir na primeira temporada realmente era um fundo do poço que estava vivendo. hehe... Diante da falta de sonhos e aspirações que Haruka apresenta, Rin começa a tentar trazê-lo para novas perspectivas de futuro.... em contrapartida, Haruka resiste... creio que toda a passividade dele seja um misto de personalidade propensa a isso e medo do futuro e mudanças.
Todos esses dramas, tanto na primeira como segunda temporada, são transpassados pelo relacionamento deles com os amigos, e eventualmente algum outro personagem que aparece aqui ou ali, com suas histórias e dramas paralelos.
De maneira geral eu gostei bastante.. tirando o excesso de músculos e situações completamente dispensáveis... que me deu até um pouco de vergonha alheia.. acho que a série consegue gradativamente melhorar, e muito, seu enredo... todos os personagens de maneira geral evoluem e amadurecem bastante.. o que é um ótimo ponto positivo para a obra...
A animação de modo geral é bem agradável e bonita... Os temas de abertura e encerramento também são interessantes e bem diferentes.... de todas, a minha predileta é o encerramento da segunda temporada.. achei  bem sem noção e divertida.. Podem conferir AQUI



Rin deve personificar o drama que um japonês pode cair caso seja criado envolto com altíssimas expectativas (seja dos outros ou de si) e, por alguma razão, não consegue realizar seus objetivos.


Haruka Nanase... é aquela personagem caladão, misterioso, ligeiramente fofo, admirado por todos mas em contrapartida, não dá a mínima para esse suposto sucesso. É o típico personagem phodão misterioso indiferente aos outros, mas não chega a ser babaca. Trata a todos com cordialidade e continua vivendo em seu mundo próprio, evitando ao máximo situações de conflito. Ele é o favo de mel e todos os demais personagens são abelhinhas.


Para completar o hall de amigos principais, temos um personagem chamado Makoto Tachibana, que supostamente é o mais sensato de todos, o cara que traz todas as características de mais adulto, mais paternal (ou maternal, sei la) e unifica todos. 


Outro que funciona como um unificador do grupo, mas de uma forma mais humorística, é Nagisa Hazuki... bem humorado, querido por todos, quase infantil (no sentido de fofinho), Nagisa é aquele personagem legalzinho que todos gostam. Quase um clone do personagem coelho, de Fruit Basket, lembram? 


E o último que sem dúvida nenhuma é um exemplo de superação a ser seguido é Rei Ryugazaki... originalmente fazia parte do clube de atletismo e mesmo sem saber nadar (?!?!?) consente em fazer parte do clube de natação. Esse cara passa por poucas e boas, realmente admirável a força de vontade e capacidade de superar a vergonha de estar exposto a situações que claramente ele não domina. Palmas para ele. Embora não seja meu personagem preferido, ele de longe é o mais admirável.
Me perdoe os fãs mas os demais personagens são aqueles coadjuvantássos.. heheheheeh 
O final da segunda temporada foi bastante surpreendente.. eu pensei que iram deixar muitas coisas em aberto, mas optaram por esclarecer muitas curiosidades a respeito do futuro dos personagens... com algumas imagens que nos dão uma ideia de para que direção as coisas caminharam....

É isso ai gente amada... Recomendo Free se você conseguir ignorar as cenas bobas e fan-service... no final das contas, o enredo é muito bom e vale a pena acompanhar o amadurecimento dos personagens. Ainda tem um filme chamado High Speed! Free! Starting Days mas ainda não consegui assistir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário